Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Passeio Cultural

Cá estou novamente para contar sobre uma tarde super gostosa no centro da cidade de São Paulo que usufruí juntamente com uma amiga muito querida, a Dennise, blogueira do Dêvaneios. Na semana passada fomos visitar alguns museus da cidade e aproveitar que aos sábados a entrada é gratuita, e valeu muito, muito a pena. Agora vou contar um pouco sobre cada um e como foi a nossa visita por lá.
Começamos pelo Museu da Língua Portuguesa localizado na Praça da Luz, dentro da própria Estação da Luz e de super fácil acesso. O MLP por si só já é encantador, permite-nos um mergulho na história da construção da nossa língua e como nossa identidade é baseada no idioma que falamos, além de mostrar obras de grandes escritores brasileiros nas vozes de personalidades nacionais. Ao longo do museu encontra-se diversas instalações multimídias que deixam esse aprendizado muito mais divertido e dinâmico.

Aqui é a Praça da Palavra, ponto inicial do passeio, onde escuta-se poemas e poesias de grandes autores (neste museu não é permitido tirar fotos usando o flash da máquina, por isso as fotos não estão bem nítidas).

Mas fomos até lá para poder apreciar a exposição “Jorge Amado e Universal”: Um olhar inusitado sobre o homem e a obra, que queríamos muito ver justamente por tratar da obra de um dos autores mais queridos do Brasil. Se conhecemos a Bahia do jeito que conhecemos hoje, é graças a descrição tão rica e temperada com muito azeite de dendê que Jorge Amado fez desse estado tão bonito e brasileiríssimo. 
A exposição foi dividida em alguns blocos para compreendermos melhor a obra de Jorge. Entramos em seu universo baiano através de seus personagens mais marcantes (dentre os 5 mil criados por ele!), do sincretismo religioso entre o candomblé e o catolicismo presente na maioria de suas obras, das histórias mais picantes de seus livros, de sua visão política e de retratos da Bahia de acordo com seu olhar, além de depoimentos e cartas de seus amigos. A exposição infelizmente acabou no dia 22 de julho e voou para Salvador, mas não deixe de visitar o MLP que sempre traz coisas lindas sobre o universo literário da língua portuguesa.






E o Museu da Língua Portuguesa deixou em nós uma paixão ainda maior pela nossa língua e orgulho desse brasileiro ilustre. 
Não paramos por aí não... Atravessamos a rua e fomos parar na  Pinacoteca. Com um clima bem diferente do MLP, a Pinacoteca possui um acervo muito grande e traz um ar mais clássico e fino. Ao longo de seus dois andares estão espalhadas obras que mostram o início da arte no Brasil, além das estátuas espalhadas pelos corredores e das exposições temporárias. A exposição que pode ser apreciada no momento é a de "Carlos Cruz-Diez: A cor no espaço e no tempo" , reunindo cerca de 150 obras dentre pinturas, gravuras, vídeos e instalações físicas sobre a origem e a ótica das cores, e é muito divertido! 
Essa exposição vai até 23 de setembro de 2012, corre lá!


Saindo da Pinacoteca andamos mais um pouquinho e paramos no lugar que mais me emocionou, o Memorial da Resistência de São Paulo. Hoje pertencente à Estação Pinacoteca, o Memorial da Resistência fica onde entre os anos de 1940 a 1983 funcionava o DEOPS/SP, órgão que foi responsável pela repressão da população nos anos da ditadura no Brasil, e hoje, serve como um local para lembrarmos, sentirmos e valorizarmos aqueles que lutaram de algum modo para que o povo tivesse voz e acabaram presos ali. É possível ver representações de como eram as celas, escrituras nas paredes e ouvir depoimentos de pessoas ainda vivas que passaram por lá durante os anos da ditadura.




As paredes desse lugar parecem gritar a angústia vivida ali há anos atrás e sem dúvida, deixa marcas em quem visita.
De última hora decidimos pegar metrô e ir visitar a exposição "Corpos Presentes" de Antony Gormley  em seu penúltimo dia, no CCBB - SP. O CCBB é o único lugar que eu já conhecia e gosto muito de lá, tem um ar acolhedor e sempre traz exposições bem bacanas, além de possuir cinema, teatro e oficinas culturais.
"Corpos Presentes" andou chamando a atenção pelo centro da cidade por distribuir esculturas de corpos humanos pelas ruas e prédios, dentro do CCBB encontravam-se muitos mais corpos espalhados e espaços dedicados a outras obras do artista como por exemplo, os incríveis milhares de bonecos de barro e o coelho feito de torradas!  




E assim, terminamos um dia cultural pra lá de gostoso... A cidade de São Paulo oferece um leque imenso de opções culturais assim, baratinhas e/ou gratuitas, é só procurar e se divertir! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!
Obrigada pela visita! :)